sexta-feira, 31 de julho de 2020

REFLEXÕES, OBSERVAÇÕES E DICAS DE 6ª FEIRA EM TEMPO DE PANDEMIA E MAIS...


Esta é a última edição destas Reflexões (...) e Mais. O que foi criado para ser um mero divertimento do autor, durante o isolamento social, acabou virando um compromisso e uma rotina exigente. Aí perdeu a graça. Foi bom enquanto durou e espero que tenha cumprido o papel para a qual foi imaginada, ou seja, de refletir, observar e dar dicas sobre este momento dramático que estamos vivendo, mas numa bolha, normalmente bem humorada,  para os amigos do Face. Agradeço a todos pela preferência e também aos eventuais colaboradores. Prometo que sempre que pintar uma boa sacada ele vai ser postado nas minhas redes sociais ou até pode surgir uma edição extraordinária. Roguemos com fervor pelo fim da pandemia, um amplexo virtual a todos e bom proveito hoje.
1. Primeiras Reflexões foram publicadas em 26 de março.
2. Até  hoje foram 112 dessas colunas.
2.1. Haja bobagem!
3. Não pensem que vou largar do pé do Nhonho, da OMS e dos malas do politicamente correto.
3.1.E quem disse que eles estão preocupados com isso?
4. Dia de aplausos e apupos em Bagé hoje. Bolsonaro lá.
5. Estabilização da ocupação de leitos no RS continua. Roguemos para que a onda continue.
6. Novos partidos a serem criados: PdC (Partido da Cloroquina, de direita), PAC (Partido Anticloroquina, esquerdista), PdosI (Partido dos Isentões, de centro).
7. Prevalência, palavra da moda e que ninguém entende do que se trata.
8. Mas bem que o pessoal da Ufpel que faz a pesquisa se esforça para explicar.
9 No meu tempo de guri existia o provalecimento dos guris maiores, mas acho que não é a mesma coisa.
10. Economia dos EUA em queda e arrastando junto a candidatura Trump.
11. Na campanha para a reeleição o presidente americano já começou a apelar para a  velha estratégia do medo para assustar os eleitores sobre os adversários e tentar captar adesões.
11.1.Só falta um conflito externo.
12. Me perguntaram como encarei o comercial do Thammy para o Dia dos Pais. Respondi que foi com NATURAlidade,
12.1. Mas me  alegaram que isso é coisa de boticário...
13.Outra marca de cosméticos criou para os mais antigos a Avô Chama!
14. Quem diria: o Toffoli atucanou!
15. Da Postagem Alheia: “Já tava todo o mundo ficando amigo novamente, aí veio a Natura e pah!” (copiado de Arlete  Souza)
16. Mais uma  Postagem Alheia: “Eu ia lavar a louça, mas vi o detergente concentrado e não quis interromper” (idem, Arlete)
17.Sessão Autoajuda ou Frase Mimosa: “Um bom-dia bem dado é como um abraço apertado”. (copiado de Maria H.Nagel)
18.Mais uma mimosura: “Para colher bons frutos primeiro cuide de suas raízes”.
19. Antes de encerrar: O que é feito dos irmãos Assis Moreira?

Dica de filme – Um épico para encerrar esta série, o drama histórico “Peterloo”.  O diretor Mike Leigh reproduz o ambiente de inconformidade dos trabalhadores ingleses, que acabou provocando o Massacre de Peterloo,  na praça de St.Peter em 1819,  também conhecido como o Massacre de Manchester, quando os manifestantes, protestando nas  ruas por uma reforma, foram brutalmente atacados por forças militares a mando do governo. O episódio provocou grande consternação no Reino Unido e serviu para mostrar a insensibilidade da realeza e dos nobres a seu serviço. Mike Leigh é especialista em contar histórias da classe trabalhadora. Talvez por isso tenha recheado este filme de 2019 de inúmeros e longos discursos. “Peterloo” é encontrável no Amazon, com duração de 154 minutos.
Dica de livro – Do mesmo autor de “Sapiens, uma breve história da humanidade” e “Homo Deus, uma breve história do amanhã”, o israelense Yuval Noah Harari,  o livro “21 lições para o século 21” completa a trilogia das obras mais conhecidas desse historiador e filósofo.  Em “Sapiens” ele mostrou de onde viemos; em “Homo Deus” para onde vamos; em  “21 lições”, explora os assuntos prementes da atualidade e questiona se seríamos capazes de entender o mundo que criamos? Uma questão crucial nestes tempo de pandemia. É o livro que tenho dado de presente. Edição da Companhia das Letras, encontrável em todas as livrarias digitais./ E começou a pré-venda do mais novo livro de Tailor Diniz,”Só os diamantes são eternos”, a 39 pilas na editora Folhas de Relva = www.editorafilhasderelva.com.br. “O romance, de suspense, entrelaça duas histórias que têm como pano de fundo a ditadura militar instalada no Brasil após o golpe de 1964 e percorrem o Rio de Janeiro, Porto Alegre e uma pequena cidade gaúcha, próxima à fronteira com o Uruguai e a Argentina”.  Tailor já tem 17 livros publicados, entre eles “A superfície da sombra”, adaptado para o cinema em 2017.
- Dica de live – Uma live para apimentar o seu sextoou: a Live do Orgasmo, reunindo o músico Eduardo Pitta e o autodenominado promoter digital Miltinho Talaveira, É a celebração do Dia do Orgasmo, criado no final dos anos 1990 por sex shops britânicas. O músico preparou sua playlist de canções sobre o tema, com letras quentes  e românticas, e entre a execução das músicas Talaveira realizará  intervenções interpretando algumas destas letras. Tirem as crianças da sala. A live vai ao ar às 22 h em www.instagram.com/eduardopitta1/ ou www.instagram.com/miltinhotalaveira/
- Qualquer hora voltaremos. Bom e luminoso fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário