segunda-feira, 13 de julho de 2020

REFLEXÕES, OBSERVAÇÕES E DICAS DE 2ªFEIRA EM TEMPO DE PANDEMIA E MAIS..


1. Bah, tenho lido matérias sobre revelações de Marcelo Odebrecht de arrepiar os cabelos e abalar os poderes em Brasília.
1.1.Todos os poderes!
2. Desta vez nada a ver com Lula. Tem gente de capa preta envolvida.
3. Roberto Jefferson, que trouxe à tona o Mensalão, agora está esperando um gesto de grandeza de DiasToffoli: a renúncia.
4.Só que Jefferson é categoria “meu passado me condena”. Aí fica ruim para recomendar gestos de grandeza. 
5.Personagem importante, a sub-procuradora Lindôra, da PGR,  tem tudo para ser um nome inesquecível, mas não pela sonoridade.
6.Brindeiro (era FHC) ficou conhecido como o Engavetador-geral da República. O Aras vai ficar conhecido como o Exterminador-final da Lava Jato.
7. Está na hora do escândalo chegar à grande imprensa. Por enquanto, só no Internet.
8. Gilmar Mendes enticou com os verdes. Pode haver retaliação, mas acho que não chega ao envio de um jeep com um cabo e um soldado.
9. Ajuda Energencial garante aprovação de Bolsonaro junto ao povão. A conferir nas pesquisas.
10. Um terço das micro e pequenas empresas voltaram a funcionar no Brasil. Daqui a pouco vai dar para comemorar,
11.Em compensação, apandemia acabou com mais de 123 mil empregos no RS. Comemorar o quê?
12. A que ponto chegamos: jornalistas sendo obrigados a justificar porque  entrevistaram A ou B e porque fizeram perguntas assim ou assado.
13.As vozes de alguns repórteres melhorarsm com as máscaras. E não tem mais repórter feio no vídeo.
14. Domingo é o Dia  do Infectologista e do Ex-Ministro da Saúde na GloboNews.
15.Definitivamente o “fique em casa” foi substituído na grande rede por “se cuide”.
16.Campeonato catarinense suspenso por um surto de coronavirus  na Chapecoense. Alerta de bandeira amarela, por enquanto, para a volta do Gauchão. 
17. Ouvido na rádio ao lado:  “Frio de espantar gafanhoto” (Guri de Uruguaiana)
18. Quem gosta de frio é edredon.
19. Das Grandes Mentiras  da Modernidade: “Depois da pandemia, começo o regime, podem me cobrar”.
21. Cobra naja que picou estudante em Brasília foi recapturada. Conheço várias outras najas que estão por aí, em total liberdade...
22.A tal naja brasiliense virou uma celebridade. Algumas das najas que conheço são celebridades e outras gostariam de ser, mas vou me manter em silêncio obsequioso sobre os nomes...
23. Sessao Autoajuda ou Frase Mimosa: “A vida é feita daquilo que escolhemos cultivar”. (copiado de Suzana Sarat) 

Dica de filme – Segunda-feira é dia de indicar comédia para iniciar a semana sem muita tensão. Por isso, a recomendação vai para “Correndo atrás de um pai”, de 2017, com Owen Wilson, Ed Helms, interpretando os irmãos gêmeos que descobrem que a mãe (a veterana Glenn Close, ainda em forma) mentiu para eles a respeito de seu pai biológico. A dupla, que nada tem em comum, decide cruzar os EUA em busca de quem os gerou e que tanto desejam conhecer. Detalhe: um dos supostos pai é o antigo astro da NFL, Terry Bradshaw, interpretado por ele mesmo.”Correndo atrás de um pai”, com 112 minutos, é encontrável no Amazon e no Now/Telecine.

Dica de Série -  Grace and Frank, uma das mais longevas séries televisivas dos EUA, com seis, quase sete, temporadas de 13 episódios cada (curtos, média de 30min), reunindo a comportada Grace (Jane Fonda) e a excêntrica Frankie (Lily Tomlin), que começam uma amizade - e dão inicio a série -  quando seus maridos (Sam Waterson e Martin Sheen) pedem o  divórcio para casar  novamente...um com o outro. A vida  delas, já enfrentando a temida 3ª idade, vira de cabeça para baixo, mas é  quando descobrirão que podem tomar conta uma da outra. Série em tom de comédia, às vezes drama, boa para maratonar a semana inteira, encontrável no Netflix.

Dica de literatura – O projeto “Os Livros da Nossa  Vida”, da Secretaria de Cultura de Porto Alegre/SMC,  retorna hoje, de forma on line. A primeira atração do ano é o jornalista e escritor David Coimbra, conhecidíssimo cronista, frequentemente polêmico, autor de 17 livros e de vários prefácios, entre eles no “Crônicas da Mesa ao Lado”. No ano passado, por decisão unânime do júri, ganhou o Prêmio Açorianos de Literatura/Categoria Especial, com o comovente relato pessoal “Hoje eu venci o câncer”. David  falará de sua condição de leitor voraz, das obras que marcaram sua vida, da infância até a maturidade. Revelará os livros que odiou, os que deixou pela metade, os que ainda pretende ler e reler. Apontará também os autores que influenciaram sua decisão de tornar-se escritor. O encontro será mediado pelo afamado e amado professor Sergius Gonzaga, coordenador de Literatura e Humanidades da SMC. Acompanhe o bate-papo pelo Facebook da Coordenação de Literatura e Humanidades e pelo da Biblioteca Josué Guimarães.

Dica de trilha - hoje é dia de rock e do Rock.

- Por uma semana solar, roguemos com fervor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário