sábado, 18 de julho de 2020

REFLEXÕES, OBSERVAÇÕES E DICAS DE FIM DE SEMANA EM TEMPO DE PANDEMIA E MAIS...


1. Sexta-feira chocha em Brasilia. Nenhum ministro caiu, nem foi nomeado, nenhuma declaração bombástica do Bolsonaro, nenhuma critica contundente da oposição. Só a  aparição do Nhonho no JN foi garantida.
2. Porto Alegre a um canetaço  do lockdown.
2.1.Alguma coisa não fecha neste caso: todas as medidas restritivas e ampliação na rede de saúde não eram para evitar o colapso no atendimento?
2.2.A estratégia estava errada, o timing das medidas foi equivocado, os recursos providenciados foram insuficientes? Quem explica?
3. O noticiário a respeito em Porto Alegre está no limite do pânico, mas serve para conter a mobilidade e justificar o fechamento total ali adiante.
4. RS cada vez mais vermelho no mapa. Só falta a vitória no Grenal.
5. Daqui a pouco vai faltar bandeira vermelha pra tanta  região.
6. Da série Decisões Inacreditáveis: governo do Rio fechou dois hospitais de campanha.
7.  A pandemia se presta, com exemplos, para  a defesa de todas as posições: contra e a favor da cloroquina, contra e a favor do lockdown, contra e a favor do uso das máscaras.
7.1.A única certeza é que pouco se sabe ainda sobre a Covid-19.
8. Decisão da prefeitura de vetar o Grenal municiou os debates e provocou polêmicas como nos melhores programas do ramo.
9. Jamais imaginei que a realização de um Grenal seria tão contestada.
10. A transferência do jogo para Caxias não vai impedir aglomerações, clandestinas ou não, para assistir ao clássico na TV.
11. Do Bau de Bobagens: O FB está ficando tão cheio de chatos que já tô pensando em voltar para o Orkut!
12. Nova CPMF é pra valer ou é manobra diversionista para contrapor à pandemia?
13. Da  série Decisões Inacreditáveis2: TCU concedeu aposentadoria de mais de 9 mil ao corrupto José Dirceu.
13.1.Quem disse que o crime não compensa?
14. Com os novos nomes adotados pela maioria dos partidos fico sem saber o que eram antes e o que representam agora.
15. Não consigo imaginar eventos como o Acampamento Farroupilha e a Feira do Livro, que exigem instalações físicas, sendo realizados em versão digital.
16. “Que bacana!”, o mais profundo e frequente comentário ouvido em nossas rádios e TVs.
17. Sessão Auto Ajuda ou Frase Mimosa: “A vida não pedes que seja perfeito,mas que aprendas a cada dia a ser a melhor versão de si mesmo”. (copiado de Ieda Lucia Pereira)

Dicas de filmes - Duas indicações para o fim de semana. Do Netflix, “Buraco na parede”, sobre o tema batido, mas bem realizado no caso, do sujeito com uma doença terminal que empreende uma viagem para rever e se despedir de velhos amores e antigos amigos. Viagem na África do Sul, acompanhado do filho e de uma bela cuidadora. Produção África do Sul/EUA, de 2020, com 104 minutos./ No Amazon, um clássico:  “Bagdad Café”, de 1987, drama-comédia, que narra a história da turista alemã, abandonada pelo marido no deserto do Arizona e , ao conseguir chegar no motel Bagdad Café, dá nova vida ao local e tem um romance com o artista residente. Um filme em que a amizade é o principal personagem. Produção alemã, com duração de 108 minutos.
Dica de série – Imaginem poder escolher entre um pós-mortem tradicional e uma sobrevida virtual numa espécie de condomínio que se aproxima do paraíso em atendimento aos “hospedes”. É a proposta da novíssima série, de 2020, em tom de comédia, da Amazon, com o  sugestivo título de “Upload”. Na primeira temporada, de 10 episódios, em 2033, a atendente Nora, da empresa Lakeview, acaba se envolvendo com o seu cliente Nathan, cuja namorada fez o upload dele para o mundo virtual, após  um acidente. A série é criação de  Greg Daniels, o mesmo de “The Office”. Episódios com duração de 25 a 30 minutos, boa pedida para maratonar no fim de semana.

Dica de livro -  Pego carona na dica nas redes do jornalista e escritor, o meu amigo Caco Belmonte, e me animo a recomendar também “13 dos Melhores Contos da Mitologia ( da Literatura Universal)”, organização de Flávio Moreira da Costa. Vai de Apuleio, escritor do século II, com o  “Conto de Amor e Psique”, aos mitos recontados por grandes nomes da literatura, como “Posêidon. Prometeu. Sereias”, por Franz Kafka; “O fauno”, por Coelho Netto; “O diário de Adão e Eva”, por Mark Twain; entre outros. São 204 páginas de ótima literatura, venciveis num fim de semana.  Livro de 2004, da Ediouro, encontrável nas livrarias digitais. A propósito, o Caco está envolvido em vários projetos, entre os quais  a edição do livro sobre  trajetória do maior repórter esportivo do RS de todos os tempos, o João Carlos Belmonte, que vem a ser seu pai. Reina grande expectativa.

Dica de live – ÀS 17 horas, quem gosta da música de concerto não pode perder a 12ªedição da Ospa Live, com o concerto de musica de câmera na apresentação de um repertório que inclui obras de Dmitri Shostakovich, Sergei Rachmaninoff , Heitor Villa-Lobos e Camile Saint-Saens. O recital será transmitido ao vivo pelo Canal da Ospa no YouTube e tem direção artística do maestro Evandro Matté.

- Reflexões  volta na segunda-feira  ou a qualquer momento em edição extraordinária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário