terça-feira, 16 de junho de 2020

REFLEXÕES, OBSERVAÇÕES E DICAS DE 3ª FEIRA EM TEMPO DE PANDEMIA E DISTANCIAMENTO (DES)CONTROLADO

1. Uma manifestação do Collor, do Sarney e da Dilma a favor ou contra isso ou aquilo tem algum valor?
2. Tem Verde indócil no partidor para o Ministério da Educação.
3.Que ironia: Weintraub vai ser defenestrado por sua adesão incondicional às ideias de Bolsonaro.
4. Que ironia II: Weintraub exibe um invejável currículo acadêmico, o que talvez reforce as criticas quanto as deficiências das nossas universidades públicas.
5. Rima para Weintraub, desafio de ontem (suelto 7.1.) : “Weintraub, quando se comunica, se traubica!” (Ayres Ceruttii, que pensei tratar-se de um pessoa séria...)
6. Mutações constantes entre os brasileiros: ora são infectologistas, ora juristas, ora cientistas politicos, ora educadores, ora treinadores de futebol, ora comunicadores.
6. 1.Eita povo de múltiplo este!
7. Queria ter feito esta: “O inverno chegou mais cedo para Sara Winter”.
8. Inverno ou inferno?
9. Vão acabar vitimizando a moça...
10. A grande repercussão da prisão dela lembra a peça de Shakespeare: “Muito barulho por nada”.
11. Prefeitos do PT não se rebelam contra a bandeira vermelha...
12. A guerra ao coronavirus virou guerra de números entre prefeitos e o governador.
13. Nem o Huck e família aguentam o JN. O próprio confessou isso no último Caldeirão.
14. Quem vai ferver é ele se continuar criticando o jornal da firma.
15. Novas denúncias na TV sobre frequentadores de bares ser uso das máscara. Mas queriam quê?
16. Sessão Autoajuda ou Frase Mimosa: “Deixe os dias mais simples e leves. Acredite que ser feliz é descomplicar a vida e que começa pelo lado de dentro”.


Dica de filme – O mais novo filme de Spike Lee  “Destacamento Blood” (“Da 5Bloods”, no original) conta  história de quatro veteranos negros da guerra do Vietnã (tratada no filme como Guerra Americana), que voltam ao cenário dos conflitos à procura dos restos mortais do seu comandante  e de um tesouro em barras de ouro que deixaram enterrado. O filme é pontuado por cenas e resgate de fatos históricos da discriminação contra os  negros nos EUA e de como eram tratados como “bucha de canhão” no exército. A era Trump, é claro, não é poupada. Ao final, como uma antevisão de futuro, durante manifestação antiracista, surge o grito que tem embalado os protestos nos EUA contra a violência policial: “Vidas negras importam”. O que atrapalha no filme de Spike Lee é sua duração: 2h35min. Dava para reduzir pelo menos 30 minutos e não perderia em densidade, nem seu viès de denúncia. “Destacamento Blood” está nas primeiras posições entre os Top10 do Netflix.

Dica de série – A partir da história da eleição do dirigente de um clube pequeno, Sérgio Jadue,  para a Associação de Futebol do  Chile, a série “El Presidente” conta os bastidores do escândalo conhecido como FifaGate. Não se trata de documentário, mas ao longo de seus oito episódios desfilam personagens de figuras bem conhecidos do mundo do futebol e envolvidos em grossa corrupção: Blatter, Grondona, Marin, J.Havilla e a fina flor da cartolagem sul-americana. A série mostra especialmente as relações promiscuas que se estabelecem no esporte, um grande negócio envolvendo extraordinários volumes de dinheiro - e dinheiro em volumes! -, atraindo espertalhões da pior espécie. Alguns diálogos são reveladores, como o do presidenre de uma federação que admite o receio de que o zíper da sua calça se rompa nos aeroportos e mostre os dólares de suborno que está carregando, ou Grondona (que faz as vezes de narrador) explicando que aprendeu com Havelange a pintar de verde tufos de grama dos campos, porque vai melhorar a imagem para a TV e é isso que interessa. “El Presidente” é uma produção chilena e colombiana, recém lançada no Amazon Prime Video,
Dica de lives – “Coletivadebates” apresenta hoje um tema da hora “Como está o mercado da Comunicação diante da pandemia da Covid-19” e um time de debatedores de primeira: Cristiane Finger, professora da Famecos e vice-presidente da ARI, Lisiane Fernandes, superintendente de Marketing do Banrisul, Juliano Hennemann, publicitário, CEO da SPR e Tatiane Mizetti, RP, diretora na Reverso. Às 17 hs, no Facebook da Coletiva. Já o jornalista João Bosco Vaz leva ao ar mais uma edição comemorativa aos 30 anos do programa "Encontro do Esporte", hoje, às 19 horas, com o multicampão Renan Dalzotto, técnico da seleção brasileira de vôlei. Acesso pelo canal João Bosco Vaz no Youtube e João Bosco Vaz Lotado no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário