terça-feira, 8 de novembro de 2011

O temível TCC: adeus ao "veja bem"



O veterano aqui decidiu enfrentar um MBA na esperança de retardar sua transformação em dinossauro. Foram 18 meses de dedicação, muitas leituras, produção de trabalhos caprichados para não fazer feito diante da turma mais jovem. Foi também um tempo de convivência com um grupo heterogêneo que se integrou e se curtiu de forma que a volta à academia fosse prazerosa, sem falar que a predominância de mulheres, cada uma com seu charme peculiar, conferiu qualidade estética ao espaço que dividíamos a cada duas semanas. Tivemos mestres inspiradores, a maioria bem mais jovem do que o autor destas mal traçadas. Um deles me chamava de senhor, mas o pior foi ser tratado de vô pelas gurias. Provocação barata, mas tirei de letra e, ao fim e ao cabo, sai invicto.

O pior vem agora: o temível TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, também conhecido como Transtorno na Conclusão do Curso. O negócio é tão sério que temos uma disciplina só para esmiuçar a questão. Apesar de a adorável professora Cláudia tentar nos incutir confiança, estamos todos em pânico. A tarefa se equivale aos 12 trabalhos de Hércules, exige muita pesquisa e seguir um roteiro cheio de nuances e de bem fundamentados referenciais teóricos, tudo em prazos curtíssimos como coice de mula, como se diz lá pra fora. E ainda tem todas aquelas regrinhas da ABNT, que não contribuem para o conteúdo, mas podem prejudicar na forma e provocar descontos nas notas. Não dá mais para apelar para os “veja bem”, como tenho feito até agora.

O parceiro Poti, ao invés de ajudar azedou ainda mais nosso humor, ao postar no Facebook o comentário "Fatos sobre o TCC", retirado da Desciclopédia:

O TCC te faz virgem de novo. - O TCC te afasta dos amigos e da família. - O TCC te estressa. - O TCC te induz ao vício. - O TCC te faz adoecer. - O TCC te faz perder a fome (ou comer demais). - O TCC causa distúrbios de personalidade. - O TCC destrói relacionamentos. - O TCC não te deixa dormir. - O TCC te causa problemas de coluna. - O TCC dá tendinite. - O TCC te faz xingar tudo e todos a qualquer hora do dia - O TCC causa amnésia temporária (faz você esquecer o que é balada, academia, viagem com os amigos, cerveja, feriado, fim-de-semana etc).

Valeu, Poti. Invejo essa tua capacidade de fazer graça diante do drama, mas saiba que vais sofrer tanto quanto nós, pobres estudantes à procura de um tema e de um formato. Artigo ou Monografia? Plano de Negócios ou Pesquisa Bibliográfica? Que dilema!

E qual o tema a ser abordado, que teses defender, como sustentá-las? Dúvidas cruéis. Não me entrego, porém. Já tenho uma vaga idéia do que será meu TCC. Se tem relevância acadêmica aí é outra questão. Mas vou a luta com garra e determinação até para manter a pose e não levar vaia no final, mas cheio de saudades dos meus salvadores “veja bem”.

2 comentários:

  1. O TCC te ajudou a escrever esta que é uma de tuas melhores postagens. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Veja bem, sábio Flávio!!! O TCC é o nosso terror do final do curso. Como se não bastasse nos afastarmos da convivência semanal ou quinzenal com os colegas, ainda abdicaremos de nossas vidas pessoais para Tcciar.....Sentirei falta da nossa turma...Com carinho da "neta" Paty Beijos!!!

    ResponderExcluir