domingo, 24 de outubro de 2010

ViaDutra, ano 1

Sem que me desse conta, o Via Dutra completou um ano no ar. Foi no final de setembro de 2009 que me animei em dar um passo em direção à modernidade digital e criar este espaço para dar vazão a alguns textos cometidos aqui ou ali, como observador da cena que sou. Contei no início com a colaboração da minha assistente de inclusão digital, Mariana, que deu formato ao blog e me ensinou coisas básicas, como postar os textos, utilizar os recursos disponíveis e definir configurações.

Nas primeiras semanas comecei a postar furiosamente. Cheguei a incluir seis postagens diárias, até descobrir que não tinha talento para tanto. Mesmo porque o nível de bobagens aumentava com a quantidade e faltavam teses para encorpar algumas análises que pretendia mais pretensiosas. Boas histórias é que não faltaram, especialmente da infância e da juventude no bairro Petrópolis. Só não tenho certeza de que os relatos tenham sido fiéis à realidade dos fatos, mas certamente fui fidelíssimo à postura de certo tipo de imprensa: em dúvida entre a realidade e a versão, publique-se a versão.

ViaDutra foi construído assim: das versões do seu autor, já que os blogs caracterizam-se exatamente por serem uma iniciativa autoral. Foram 197 postagens até agora, 139 comentários, 20 seguidores. As estatísticas indicam mais de 2.400 acessos. Só no mês passado foram 1.130 acessos, apontando um crescimento inesperado, que venho observando desde julho. Não me perguntem a causa desse súbito interesse porque desconheço. Também desconheço a razão pela qual o artigo “A Holanda vem aí”, é o campeão de audiência com 296 visualizações. Trata-se de uma análise rasa sobre as possibilidades da Holanda contra o Brasil na Copa da África. Alguém aí pode me explicar esse fenômeno?

Diferente do Google Analytics que registra apenas oito acessos de outros países (como contei aqui em “Estranhos Visitantes”) descobri no link de estatísticas do Blogger que o ViaDutra é mais globalizado do que imaginava. Nas visualizações de página por país, os EUA aparecem com 211, Portugal com 71 e depois vem Ucrânia, Holanda, Russia, Itália, Canadá, França e Nova Zelândia, totalizando 396 acessos. Só que minha assistente Mariana tratou de derrubar meu entusiasmo explicando que os registros internacionais devem ser resultado de acessos via provedores localizados em outros países. Assim é difícil ser feliz.

Na verdade, não tenho motivos para queixas. Me divirto muito com o ViaDutra e fico faceiro quando concluo um texto a partir de um fato, uma lembrança, uma frase e, às vezes, apenas uma palavra que remete a uma série de idéias que se encadeiam. É assim que funciona a atualização de conteúdos, pelo menos no ViaDutra. E quando as idéias não vem, copio de outros espaços, sempre dando o crédito.

Às vezes me puxo, produzo um texto caprichado, categoria denso, forte, consistente e a repercussão é como meu sucesso com as mulheres: zero! Outras, escrevo uma bobagem qualquer e os assanhados logo se manifestam. Histórias sobre infidelidades conjugais, por exemplo, são pule de 10. Um dia ainda vou entender essas nuances do comportamento humano.

Por fim, volto a insistir: blogueiro gosta mesmo é de comentários adicionados aos seus textos. O Ari Teixeira, parceiro do blog Concriar, está sempre presente, mas guardo uma mágoa: o Gilberto Jasper, competente jornalista que interage com todos os blogs e sites possíveis, nunca postou um mísero comentário no ViaDutra. Haverá retaliação.

3 comentários:

  1. Grande Flávio! Lamentavelmente todas as minhas tentativas de participar do teu blog foram infrutíferas e me causaram grande frustração. Duas circunstância contribuiem para este fenômeno: primeiro minha total ignorância na manipulação de sites, mouses, blogs... estas coisas que, em casa, se chama os filhos adolescentes. Segundo: Soube que o congestionamento do ViaDutra é grande e (buemba!) tu já pensa que mudar o nome para ViaBR-116, tamanha tranqueira! O Ari tem sido parceiro de algumas empreitadas, mas há décadas não tenho o privilégio de compartilhar qualquer trabalho contigo, irmão Flávio. Mas certamente ainda haveremos de alcançar este nirvana... Te contém. Como diz o deputado federal Osmar Terra, "a pior coisa que existe é ciúme de homem!. Ósculos fraternos,
    GILBERTO JASPER
    Jornalista - P.Alegre

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Flávio! Sou freguês do ViaDutra desde o início e compartilho das mesmas alegrias e dúvidas? Toda vez que capricho mais na tese, os comentários somem... Ou sou hermético, ou apresento teses incompreensíveis. Mas as agruras do cotidiano, as histórias de sexo e traição empilham comentários. A turma gosto mesmo é de sacanagem! Em relação ao Gilberto Jasper, a coisa é diferente. Eu sou quase um conselheiro oficial do meu amigo alemão. E ele talvez sinta-se um pouco "traíra" se postar comentários no ViaDutra. Mas já o avisei: tá liberado! Um blog só vale a pena se tem gente acompanhando e opinando. (Aliás, eu poderia reclamar que a Jandirá Feijó te dá mais atenção. Mas ela postou no Concriar...)

    ResponderExcluir
  3. Hosanas, Gilberto Jasper no ViaDutra! O pessoal não vai acreditar. Posso espalhar? Digo mais: o ViaDutra é AJ (antes de Jasper) e DJ! E logo quando comemoro o primeiro niver. É demais. Obrigado, queridíssimo Gilberto. Vou brindar com uma Fruki.

    ResponderExcluir