terça-feira, 5 de outubro de 2010

DataDutra em ação

Os analistas políticos deitaram e rolaram teses sobre as causas da queda de Dilma, que provocaram o segundo turno na eleição presidencial.  Vale tudo: da alta abstenção no Nordeste à posição dúbia sobre o aborto, que provocou a reação do espectro religioso e uniu católicos à evangélicos pentecostais;  do efeito Erenice e sua parentada à pressão da grande mídia; da atrapalhada participação no último debate à overdose de interferências do Lula no processo eleitoral.  É tudo verdade, mas não é toda a verdade.

O DataDutra, meu instituto particular de pesquisas, foi  à campo e após detalhada investigação trouxe novas luzes ao debate.  O conceituado instituto chegou a conclusão de que Dilma está perdendo para Dilma. Pelo menos é o que mostram os números da apuração: a intenção de votos na candidata oficial começou a desidratar lentamente e se acelerou na última semana antes do pleito, na mesma medida em que crescia a preferência por Marina, enquanto Serra apresentava ligeira, quase discreta,  tendência de alta. Ou seja, Serra não roubou votos de Dilma, ou roubou muito pouco.

A gatunagem eleitoral, no bom sentido – nada a ver com as estrepolias de Erenice - , foi de Marina, que ganhou musculatura e sustentou seus quase 20% nas urnas com os votos de três perfis de eleitores, conforme o DataDutra:  os dilmistas arrependidos, os antiserristas-não-dilmistas e aqueles de coração e mente verdes, generosos, sinceros e encantados com o jeito meigo e doce da candidata e suas propostas sustentáveis, of course.

Com base nessas interpretações, o instituto concluiu que, na verdade, caiu a ficha do eleitorado em relação à Dilma.  Dilma não é Lula. Dilma não á aquela Brastemp que tentaram impingir ao eleitor.  Dilma foi fabricada para dar continuidade ao projeto de poder  do PT. Dilma não passa confiança, não passa segurança. Resta esclarecer que o DataDutra não tem nenhum compromisso com a realidade, apenas com as teses do seu mentor,  este blogueiro observador da cena. 

Na vida real, o que se constata é um esforço das duas candidaturas para afinar o discurso para a mãe de todas as batalhas – o segundo turno.  De um lado, Dilma firmando posição contra o aborto e cortejando Marina, de outro Serra reforçando seu perfil de administrador e se dizendo verde desde pequenino.   Se nada der certo é só espalhar que o Mick Jagger está apoiando a candidatura adversária.

2 comentários:

  1. Postou o comentário ou não...Então vai lá...como sempre, o texto é ótimo!!!

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  2. O instituto de pesquisas DataDutra acertou na sua avaliação em esclarecer a população um fato, de que Dilma perde para Dilma. O que significa dizer que a Dilma dos programas, com textos decorados, imagens contra luz em por do sol, com sorriso maternal está perdendo para a Dilma boneca de plástico inflável, insegura, reticente, que quando colocada sozinha a caminhar com suas próprias pernas, treme, porque não sabe exatamente qual caminho seguir. Longe do texto decorado, Dilma é uma catástrofe. E a somra de Lula começa a cansar. Podem apostar, vai perder! Eurico

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