sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Aos meus filhos

* Em resposta aos comentários em Ninho Vazio

Quero muita gente reunida, quero algazarra e zoeira. Quero casa cheia, conversas fúteis ou sérias, som alto rodando Zeca Baleiro ou Paula Toller, tv ligada, assistida por ninguém, e rádio no futebol.

Quero gente em volta e podem até trazer os agregados, aqueles que me chamam de Tio, porque até dessas malas às vezes sinto falta.

Quero todos atentos aos primeiros passos da Maria Clara para que os tombos da pequena sejam logo socorridos. E quero muita manha da guria que é a forma dela dizer que quer participar também. Quero os brinquedos espalhados pelo chão e depois levados a boca e ai de quem censurar a Maria Clara.

Quero que multipliquem a descendência e logo, se não o vô não vai ter tempo de ver os netos crescerem, levar na pracinha da frente e subir o morro, ensinar palavrão aos guris e curtir a vaidade das gurias.

Quero muito churrasco dominical pelo mestre Rafael, costela gorda e quem sabe uma picanha, salsichão Borússia, ceva gelada, um cigarrinho para acompanhar e depois a clássica maionese da vó, sem esquecer a sobremesa que vale um repeteco.

Quero parentada junto, os mesmos de sempre, para que os lugares a mesa fiquem mais próximos e a gente possa falar mal dos outros ramos da família.

Quero que a Flávia pare de reclamar do Rodrigo e prepare um café preto para o despertar do cochilo no sofá, que nem a algaravia da tarde consegue importunar.

Quero bolo de laranja, recém tirado do forno, para acompanhar o café e deixar muito farelo no chão, para desespero da vó.

Quero inconveniências, deboches e maledicências, um pouquinho de rabugice, conversas atravessadas, palpites sem noção, porque aí está o sal da vida.

Quero toda a frota estacionada em frente da casa para a vizinhança saber, com uma pontinha de inveja, que estamos confraternizando.

Quero de volta a Mariana para me tirar do computador e dar carona a um bando até a parada que leva à Cidade.

Quero dividir os jornais e as revistas, espalhar pelo chão e deixa a vó reclamar que a casa está uma bagunça.

Quero a cachorrada em volta, Felícia se insinuando para o Bento e o gato se esquivando dos dois, mas deixemos o Marley no pátio porque confusão tem limites.

Quero todos a mesa para a sopa de capeletti à noite, para curar a ressaca, à espera do Fantástico e da sessão de cinema, com os filmes que o seu Coisinha da locadora reservou.

E quando o sono vier, saciado da minha gente, quero paz de criança dormindo.

(Só o que não quero é um ninho vazio).

3 comentários:

  1. Tu é meu pai e não dele! te orienta!!!

    Bjos, Flávia.

    ResponderExcluir
  2. Hoje é um domingão de sol, vai ter churrasco, fofoca caseira, música nos mais diversos estilos e muita gritaria. Filhos e agregados, fazem a alegria da casa. Ninho Vazio? Nada disso. Quero a baderna enfezada de minha turma. Olha,teu texto me comoveu. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. dia 23 chego para completar o ninho por uns dias. e ai desses tubunas que não estejam por aí esperando.

    (ps: cobrarei a parte de fazer barulho, não lembro de isso ser permitido por aí!)

    ResponderExcluir