segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Estranhos visitantes

 
Descobri algo fantástico ao pesquisar no Google Analytics: já contabilizo oito visitantes internacionais ao despretensioso Via Dutra. Minha surpresa foi maior ao constatar a origem dos acessos, dos Estados Unidos e Canadá à Inglaterra, da Romênia e Polônia à Finlândia, do Marrocos e até do Japão. De cidades como Utica (Canadá), Kanagawa (Japão), Sopat (Polônia), das quais nunca ouvi falar, às capitais como Londres, Bucareste, Rabat e Helsinque e, ainda, Nova Jersey. Enfim, visitantes geograficamente diversificados.

O curioso é que não tenho qualquer relação mais efetiva com essas cidades, mesmo as capitais. E aí surge a dúvida que me consome: o que levaria o pacato cidadão de Kanagawa, sorvendo goles de seu saquê, acessar o ViaDutra? Não consigo imaginar o finlandês, entre uma sauna e outra, dando uma espiadela no blog. E o que poderia ter chamado a atenção do marroquino ou do polonês? Quem sabe não se trata de um amigo errante, a viajar pelo mundo levando o ViaDutra como referência? Seria a gória.

O detalhe é que todos os oito acessos ocorreram entre agosto e setembro deste ano, o que me leva a supor que devo ter postado nesse período algo muito interessante – ou uma bobagem muito grande - e o primeiro visitante internacional tratou de disseminar a informação por sua rede de contatos, divulgando o ViaDutra por quatro continentes. Aguardo para qualquer momento o anuncio da formação de uma comunidade global, através das redes sociais, intitulada “Eu acesso o ViaDutra”.

Na pior das hipóteses, os oito visitantes caíram no ViaDutra por acaso, deram aquela mirada básica e foram acessar endereços mais interessantes. E novamente surge a dúvida: o que estariam procurando esses desgarrados cibernéticos? Informações sobre a via Dutra, que faz a ligação entre Rio e São Paulo? O site do Motel Via Dutra que oferece conforto e prazer em Guarulhos? A letra da música Via Dutra, do Detonautas? Não faço a menor idéia. Só sei que esta tal de globalização está me deixando muito confuso.

Um comentário:

  1. É fantástico saber que alguém, lá nos confins conferiu o que escreveste por aqui. Ou seja, é tudo muito próximo, tudo muito logo ali, neste nosso mundo virtual. Nós que nascidos no século passado, nos surpreendemos com este contato. E com a possibilidade de saber o que nossos leitores mais gostam de nosso material postado.

    ResponderExcluir