domingo, 7 de março de 2010

DIRETO DE INTERNET - Consumidor ou otário?

Desconheço o autor do texto abaixo que está circulando na internet, mas achei tão interessante e tão absurdo o relato, que decidi reproduzi-lo.

Voce sabe o que custa R$ 13.575,00 o litro?

Sinceramente, nao sei se o cálculo desse exemplo abaixo está correto, mas outro dia entrei num supermercado para comprar orégano e adquiri uma embalagem (saquinho) do produto, contendo 3 g, ao preco de R$ 1,99. Normalmente esse tipo de produto é vendido nos supermercados em embalagens que variam de 3 g a 10 g. Cheguei em casa e resolvi fazer os cálculos e constatei que estava pagando proporcionalmente R$ 663,33 pelo quilo do produto. Será que uma especiaria vale tudo isso?

Agora, com mais este exemplo abaixo de produtos vendidos em pequenas porções, fico com a sensação que as industrias se utilizam "espertamente" desse procedimento para desorientar o consumidor, que perde totalmente a percepção real do valor que está pagando pelos produtos.

Acho que todos os fabricantes e comerciantes, deveriam ser obrigados por lei a estamparem em locais visiveis, os valores em quilo, em metro, em litro e etc de todas e quaisquer mercadorias com embalagens inferiores aos seus padrões de referencias. Entendo que todo consumidor tem o sagrado direito de ter a percepção correta e transparente do valor cobrado pelos fabricantes e comerciantes em seus produtos.

Vejam o absurdo:

Voce sabe o que custa quase R$ 13.575,00 o litro?

Resposta: TINTA DE IMPRESSORA!

Voce já tinha feito o cálculo?

Veja o que estão fazendo conosco.
Ja nos acostumamos aos roubos e furtos, e ninguem reclama mais. Não muito tempo atrás as impressoras eram caras e barulhentas. Com as impressoras a jatos de tinta, as impressoras matriciais domésticas foram descartadas, pois todos foram seduzidos pela qualidade, velocidade e facilidade das novas impressoras...

Ai, veio a "Grande Sacada" dos fabricantes: oferecer impressoras cada vez mais e mais baratas, e cartuchos cada vez mais e mais caros. Nos casos dos modelos mais baratos, o conjunto de cartuchos pode custar mais do que a própria impressora.

Olhe só o cúmulo: pode acontecer de compensar mais trocar a impressora do que fazer a reposicao de cartuchos.

Veja este exemplo:

Uma HP DJ3845 é vendida nas principais lojas por aproximadamente R$170,00. A reposicao dos dois cartuchos (10 ml o preto e 8 ml o colorido), fica em torno de R$ 130,00. Dai, voce vende a sua impressora semi-nova, sem os cartuchos, por uns
R$ 90,00 (para vender rápido). Junta mais R$ 80,00 e compra uma nova impressora e com cartuchos originais de fábrica. Os fabricantes fingem que nem é com eles; dizem que é caro por ser "tecnologia de ponta".

Para piorar, de uns tempos para ca passaram a DIMINUIR a quantidade de tinta
(mantendo o preço).Um cartucho HP, com miseros 10 ml de tinta, custa R$ 55,99. Isso da R$ 5,59 por mililitro. So para comparação, a Champagne Veuve Clicquot City Travelle custa, por mililitro, R$ 1,29.

Só acrescentando: as impressoras HP 1410, HP J3680 e HP3920, que usam os cartuchos HP 21 e 22, estao vindo somente com 5 ml de tinta! A Lexmark vende um cartucho para a linha de impressoras X, o cartucho 26, com 5,5 ml de tinta colorida, por R$ 75,00. Fazendo as contas: 1.000 ml / 5.5 ml = 181 cartuchos R$ 75,00 = R$ 13.575,00..
Veja só: R$ 13.575,00, por um litro de tinta colorida. Com este valor podemos comprar, aproximadamente:

- 300 gr de OURO;
- 3 TVs de Plasma de 42';
- 1 UNO Mille 2003;
- 45 impressoras que utilizam este cartucho;
- 4 notebooks;
- 8 Micros Intel com 256 MB.

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