segunda-feira, 31 de julho de 2023

Minha rede social da hora

 * Publicado nesta data em coletiva.net

Que TikTok, que nada. Minha rede preferida no momento é a Reels -  ou será o Reels?  Digo no momento porque a velocidade das mudanças no mundo digital é tão rápida que, daqui a pouco, surge outra novidade. Pois é, já tinha escrito este lead quando Mark Zuckerberg anunciou seu novo empreendimento digital, a rede Threads , parente do Instagram e do WhatsApp e  concorrente do Twitter. Já me inscrevi na Threads, mas, por enquanto, fico me divertindo diante da quantidade e variedade de vídeos que acompanho na Reels ou no Reels.

O cardápio inclui uma infinidade de stand ups, com alguns gaúchos bem divertidos, como o magrelo  Marcito de Castro, sem contar as participações dos já celebrados André Damasceno e Guri de Uruguaiana. Os mais ousados não economizam palavrões e descrições eróticas. Já o Paul Cabannes, um francês que tenta se abrasileirar, revela em cada vídeo sua estranheza com os hábitos daqui em comparação com os do seu país natal.  Deveria ser surpreendente, hoje em dia nem tanto, um naipe de mulheres muito engraçadas, igualmente sem freios no linguajar, como é o caso da caldável Bruna Loise. O politicamente correto não tem vez com este pessoal.

Por falar na participação feminina, me divirto muito com os vídeos das histriônicas Mai Puper e Jessica Diniz  , normalmente interagindo com  elas mesmas caracterizadas como outros personagens. As situações beiram o nonsense e  não poupam os grupos de amigos e o ambiente corporativo.

E tem mais na Reels: numerosos tutoriais sobre o funcionamento dos computadores e celulares, advertências de “especialistas” sobre o que presta e o que não presta nos alimentos, recomendações  médicas pra todos os males, dicas jurídicas para variadas situações, sugestões de investimentos, receitas para emagrecimento, circuitos de exercícios físicos,  pegadinhas com e sem graça, e por aí vai. Um parque digital de diversões, paraíso dos tais influencers e tudo  sob o comando dos algoritmos a decidir o que devemos assistir.  Se a gente não se policiar, gasta um tempo danado navegando na Reels e é isso o que as redes sociais buscam: capturar nosso tempo.

A Reels também é da família do Instagram, ou seja, da Meta, de Zuckerberg. O formato virou tendência para compartilhar humor ou vender algum conteúdo. A rede foi criada no final de 2019 e conquistou o público a partir de  2020 diante da pandemia do Covid-19. Sempre a pandemia! Como no caso do concorrente mais famoso, o TikTok chinês, a ferramenta atende ao universo dos vídeos curtos, que estão cada vez mais inseridos nas nossas vidas.

E agora, o que vem pela frente nesse mundo digital? Só me resta usar o clichê: reina grande expectativa.

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