segunda-feira, 4 de julho de 2022

QUEM É O MAURÍCIO, QUE NÃO É O SARAIVA?

*Publicado em coletiva.net nesta data.

Cansei das vezes em que desliguei o celular, depois de, inadvertidamente, atender o telemarketing da operadora de telefonia perguntando se eu era o Maurício. Quando começou esta série de assédios telefônicos já havia informado que não era o tal Maurício.  Os robôs da telefônica insistiram e aí decidi atender de novo pra verificar até onde vai a importunação.  Entre os números que aparecem no meu celular estão o 51*****9668 e o 51*****2128 e outros tantos, que já vem com aviso de suspeita de spam. Nenhum deles mostra o prefixo 0303, exigido pela legislação para identificar que se trata de ligação de telemarketing.

Pois bem, ao tentar  levar adiante o “diálogo” para saber, afinal, quem era o tal Maurício e porque era procurado como se fosse um foragido da Interpol, fiquei sem resposta. Quando a chamada não era cancelada logo após ser atendida, o  robô, com voz masculina do outro lado, informava  que não entendia – claro que não - minhas respostas e “gentilmente” já avisava que tentaria um novo contato. E, de fato, isso ocorreu em revezamento dele com a voz feminina, mas sem continuidade na ligação e continuo sem saber quem é o tal Maurício. Só sei que não sou eu, nem meu amigo Maurício Saraíva, profissional exemplar e cidadão idôneo, que não cabe no figurino de procurado pela Interpol.  Outros Maurícios das minhas relações, também exemplares e idôneos, mas  menos famosos que o Saraiva, igualmente não se enquadram no perfil.

Uma boa síntese da importunação dos contatos vem de outro amigo, o advogado e escritor  Léo Iolovitch. Segundo ele,  “o telemarketing existe para nos oferecer, pelo telefone, aquilo que não queremos, em momentos inadequados. As operadoras ganham seu sustento com essa atividade, não têm culpa de serem remuneradas para encher o saco alheio. Por isso, tento não ser grosseiro e encerrar a ligação, o que não é fácil”.

Diferente do Léo, não sou paciencioso nem  civilizado no trato com para o telemarke6ting, a não ser para descobrir qual o envolvimento do Maurício com as insistentes chamadas. Ansioso por natureza, vou ficar angustiado por continuar sem saber quem é, o que faz e do que se alimenta o Maurício procurado no meu número pela operadora de telefones.  Mais uma razão para eu, como a grande maioria das pessoas, detestar o telemarketing à brasileira. Te apresenta, Maurício. Por favor, acaba logo com a minha angustia e o assédio da operadora.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário