segunda-feira, 30 de maio de 2011

Otimistas e esperançosos

Sinto uma santa inveja daqueles que, cheios de amor para dar, postam mensagens positivas nas redes sociais, desejando “bom dia”, “boa semana” e outras manifestações do gênero. Um parceiro, pessoa meiga e com o coraçãozinho transbordante de entusiasmo, agrega uma cor a cada dia, na sua saudação matinal. Deve fazer muito bem a ele e aos receptivos à mensagem.


Não desqualifico, nem recrimino os otimistas de plantão. Só os invejo, repito. Gostaria de ter recebido o dom de enxergar o cotidiano e seus problemas com os olhos da esperança, aquela esperança de que, ao fim e ao cabo, tudo se resolve; aquela esperança que nasce da certeza de que o mundo não vai acabar se os nós não forem desatados; aquela esperança que se renova porque existe um dia seguinte.

Essa esperança, porém, não deve ser diferente da que conflita com a vida real, na qual, ao fim e ao cabo, nem tudo se resolve, o mundo não acaba mas o nosso universo particular pode desabar e o dia seguinte pode ser um acumulado de problemas não resolvidos. Ainda assim, invejo o astral dos otimistas e dos esperançosos. Só gostaria que junto com as mensagens positivas indicassem também a fórmula para agüentar os chatos e os interesseiros, para dizer “não” sem magoar, ser duro sem perder a ternura, conciliar necessidades com disponibilidades, enfim, desentortar pepinos, descascar abacaxis e abater um leão por dia de forma que haja um mínimo de gratificação pessoal.

Bem sei que a fórmula não existe ou se existe está dentro de cada um. Se estiver dentro de mim deve ter se refugiado num recôndito que minha sensibilidade não consegue alcançar. Mas não esmoreçam, otimistas e esperançosos. Continuem mandando suas mensagens. Pode ser que daqui a pouco os deuses do otimismo olhem para esse pobre e frágil mortal e me transformem num guerreiro da esperança.

Um comentário:

  1. Também admiro a todos esses que nos saúdam com otimismo. Eu mesmo seguidamente me vejo postando fotos bonitas, imagens celestiais, mensagens cheias de autoestima, tantas que nemm sei se conferirão com meu rosto 50tão no espelho.

    Mas o que eu busco, e acho que todos buscamos, é que o dia seja realmente maravilhoso.Por que assim, fica mais fácil enfrentar os cascudos cotidianos. As decepções, as promessas vazias e nossa própria incapacidade de evitar mais problemas.

    O sorriso de um amigo que postou, às pressas, não importa, aquele "curti" na minha mensagem, é uma resposta solidária para mim, que talvez, não tenha nenhum motivo para acreditar que vá realmente, ser um bom dia.

    Não sou otimista, na verdade sou um realista. Que diante da tragédia eminente, tranquiliza o espírito tentando semear alguma esperança. Acho que estes que saúdam assim, são iguais. Realistas.

    ResponderExcluir