domingo, 16 de janeiro de 2011

Quase um Nerd

Há pouco mais de um ano postei o texto "Meu Mundo Digital" (8.1.2010) dando conta das modernidades que estava descobrindo vias redes sociais e do meu encantamento com esse brinquedinho chamado ViaDutra. Pois é impressionante o que já mudou desde então. Me vangloriava, há um ano, de contar com 74 amigos no Orkut e hoje já não acesso mais essa rede, depois de ter estacionado em 109 amigos. A verdade é que o Orkut virou uma chinelagem.

Igualmente não tenho dado muita atenção ao MSN, que parece também estar em baixa, pois observo pouca gente on line. Todos os dias recebo convites para participar de várias redes – Linkedin, Hi5, Quepasa, Badoo e outras que nem sabiam que existiam. Como não tenho capacidade para administrar tanta interatividade, vou dar prioridade ao que consigo absorver.

Já aderi há mais tempo ao Facebook e o número de solicitações de amizade cresce a cada dia. No momento em que escrevo estou avaliando mais dez solicitações. Hoje já são 502 amigos no FB. Alguns não tenho a menor idéia de quem sejam, mas foram indicados por pessoas que conheço e acabo compartilhando com todos as bobagens que escrevo de vez em quando. Recebo ainda, via FB, solicitações para aderir a causas que desconheço, proposta de jogos que não sei como funcionam, boas vibrações que não necessito e coraçõzinhos patrióticos ou amorosos, sabe-se lá com que intenções.

Legal é quando a gente compartilha uma mensagem e ela repercute, com comentários e curtições. Participo ainda no FB do grupo "MBA Jornalismo Empresarial", onde os companheiros de curso na Esade trocam idéias, informações, sugestões e algumas brincadeiras e provocações.

Mergulhado na proposta das redes sociais, fico incomodado, porém, com algumas manifestações no FB. Pode ser um detalhe, mas não agüento mais os "hehehehehe", os "hahahahaha" , os "rsrrsrsrsrs"", os "ameeei" e os "a-dooo-rei". Também não acho que a rede sirva para terapia e não me interessa o que a pessoa vai comer, a não ser que me convide para compartilhar os acepipes, ou a que horas vai dormir, a não ser que me convide...ooops, ato falho. Dispenso também os “bom dia” e os “boa noite”, mas, para não pensarem que sou um reclamão, curto as sacadas bem-humoradas e as sugestões de textos e vídeos que acrescentem alguma coisa, porque esse é o espírito das redes.

Agora passei a curtir o Twitter (@flavidutra), com o qual havia iniciado um namoro tempos atrás, interrompido quando minha assistente para questões digitais, Mariana, fugou para Buenos Aires, me deixando na mão. Retomei o processo na última semana e comecei a me encantar com o potencial desse telegrama (a Wikipedia explica o que é) digital. É informação e opinião o tempo todo, em tempo real. Em dois ou três dias já conto com 13 seguidores e sigo outros 39 tuiteiros – em sua maioria jornalistas. Aos meus seguidores já antecipo que não vou abusar da confiança de vocês, ou seja, pretendo tuitar só assuntos interessantes. Os que sigo estão na fase de avaliação e já aviso que os chatos serão expurgados. Chega os que aturo no dia a dia.

É assim, gente amiga, que enfrento as armadilhas da modernidade que insistem em me tornar um dinossauro da comunicação. Não vão levar. Vou resistir, tanto assim que já estou pensando em aderir ao iPad. Daqui a pouco eu viro um Nerd da terceira idade.

3 comentários:

  1. aprende a usar teu iPhone antes de aderir ao iPad, papi. em abril estou aí para te ensinar, caso o google não te ensine antes.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em relação as coisas chatas e repetitivas. "Bom Dia!", "Boa Tarde", "Boa Transa"... he he he! Ou essas coisas de dizer que vai jantar pato que se mete a ganso. Duvido que entre as centenas de amigos on line, um deles já não fez um "rs" prum gracejo teu, ou comentou uma receita que deu certo. Eu por exemplo, fotografei (e deixei receita) de um maravilhoso prato caseiro. E não ofereci pra ninguém, q feio! Vou me esforçar pra ser mais direto e menos repetitivo. Pode deixar, Flavito!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir