sexta-feira, 10 de agosto de 2018

O Grêmio não é um supertime


* Publicado na ZH de 10/08/2018 - páginas 42,43
A torcida gremista e parte da mídia esportiva precisam encarar uma cruel realidade: o Grêmio não é um supertime. Ao contrário, tem inúmeras fragilidades. A ficha caiu no jogo contra o Flamengo pela Copa do Brasil, quando o time de Renato foi envolvido no segundo tempo, sem conseguir a reação que dele se esperava. 

A constatação de que o Grêmio sofria demasiadamente para superar adversários retrancados soma-se agora à incapacidade de se impor frente a times mais qualificados, como foi o caso do Flamengo e, anteriormente, do São Paulo, quando precisou se superar para virar o jogo. Pela Libertadores, derrota de 2 a 1 para o Estudiantes, voltou a mostrar suas fragilidades.

Do jeito que está, o Grêmio passou a ser Everton dependente ou Maicon dependente, e a conclusão a que chego é que só atingiu a posição em que se encontra, disputando três competições simultâneas, porque a maioria dos clubes brasileiros se nivela por baixo. A exceção fica com o Flamengo, que perdeu para o Cruzeiro pela Libertadores na última quarta-feira, mas conta com jogadores de alto nível técnico e tem um grupo cheio de alternativas qualificadas.

Enquanto isso, o Grêmio pena nas reposições e com as peças fundamentais que estão deixando a desejar. André ainda não decolou, é irregular. E depender de Jael é difícil. Luan flutua pelo campo e oscila em atuações irregulares. Cícero é cumpridor, mas dá uma saudade danada de Arthur. Os laterais são medianos e seus reservas comprometem, isso para citar algumas fragilidades da equipe e  do grupo. Restam o polivalente Ramiro, uma zaga excepcional e um goleiro que é ótimo. A troca de passes do time de Renato, aliás, já está manjada pelos adversários. É preciso criatividade neste momento. 

Apesar de tudo, o Grêmio não está proibido de ganhar as competições de mata-mata, da qual é especialista. Já o Brasileiro é bem mais difícil.

O Grêmio poderá chegar mais longe nesta temporada se souber reconhecer suas fraquezas e buscar formas de solucioná-las. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário