terça-feira, 31 de outubro de 2017

Minha lista na Feira

Vem aí mais uma Feira do Livro em Porto Alegre e já reservei os reais que investirei em bons livros, que entrarão na fila para serem consumidos.  Minha lista começa com novos autores, como a jornalista Kátia Hoffman com seu  “Milton Ferreti Jung: gol, gol, gol”, e o ex-companheiro de outras jornadas, Claiton Selistre, e suas “Anotações de um jornalista”, ambos com obras de certa forma  focadas em temas da Comunicação, com  a expectativa  do resgate de boas historias. 

Dividi cigarros, cafezinhos e produções de programas esportivos com o Milton Jung, isso na década de 70 na velha Rádio Guaíba da Caldas Junior. O Milton, para quem não sabe, além da voz que marcou época no Correspondente Renner e nas narrações de futebol  -  onde surgiu o “gol,gol,gol -  é dono de um texto irretocável.  Certamente ele vai estar na sessão de autógrafos marcada para o dia 15/11 às 17h30 e vou aproveitar para abraçá-lo.  Farei o mesmo com o Claiton, que vai autografar no mesmo dia e horário. Atualmente em Santa Catarina, ele construiu uma bem sucedida carreira de gestor em veículos de Comunicação e deve revelar muitos bastidores das suas vivencias com a diversificada fauna da comunicação.  Pelo que me antecipou, uma das histórias em envolve. Reina grande expectativa, como dizíamos antigamente, antes dos grandes jogos.

Estou preparado para prestigiar também o livro de um jovem que vi crescer no jornalismo esportivo e depois em assessorias de imprensa, o Vitor Bley de Moraes que lançou juntamente com  o filho João Vitor, de apenas 9 anos,  o livro "A Magia da Bola de Meia". Já adquiri dois exemplares, devidamente autografados para as netas Maria Clara e Rafaela. Na Feira, a sessão de autógrafos da dupla será no dia 11/11, às 14h30.

Já adquiri também o “Noite Adentro”, do Tailor Diniz, romance ambientado na fronteira Brasil e Uruguai e mais não conto, mas ressalto que seu livro anterior, o suspense  “A superfície da Sombra”  foi transposto para o cinema sob a direção do competente Paulo Nascimento.  Como não pude comparecer ao lançamento vou à sessão de autógrafos de “Noite Adentro”  na Feira dia 8/11, às 19h30.  Pena que não vou poder ir aos autógrafos da queridíssima e agora tele global Claudia Tajes, com seu “Dez (quase) Amores + 10”. Tenho compromisso familiar importantíssimo na mesmo dia e hora – 6/11, às 17h30. Mas o livro da Claudia vai para minha lista, assim como o “Travessia”, da bela e talentosa Letícia Wierzchowski (acertei o sobrenome!), mas não tenho informação se vai ser lançado na Feira.  Se é da Letícia e da Claudia devem ser tudo de bom, como outra potencial aquisição, “O que você nunca deve perguntar a um americano”, do meu cronista preferido, David Coimbra, que também desconheço se estará presente na Feira.
 
Por último reservei uns cobres para levar “Homo Deus, uma breve historia do amanhã”, de Yuval Harari, mesmo autor do mega sucesso “Sapiens, uma breve história da humanidade”, que estou lendo fascinadamente. ‘Homo’ é uma sequencia de “Sapiens” o que por sí só recomenda a compra e a leitura.
 
Só dessa lista acrescentarei oito títulos a minha biblioteca, sem contar os desgarrados que possam me interessar, além de algumas preciosidades que sempre resgato dos balaios de ofertas. Sou, confesso, um acumulador de livros e me angustia pensar que não conseguirei ler todos os que estão na lista de espera. Mesmo que concorde com o slogan da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre – “tempo pra ler, todo mundo tem” – o desafio que preciso enfrentar é frequentar menos as redes sociais e dar mais atenção à literatura. Para que isso se concretize, roguemos com fervor.
 
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário