segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

REFLEXÕES CAUTELOSAS PORQUE O ANO RECÉM ESTÁ COMEÇANDO

1.Previsores para 2026 esqueceram de relacionar a queda do Maduro

2. Ouvido na mesa ao lado: “A defesa da Venezuela é mais frágil do que a do Grêmio!”

3. Consta que a extração do Maduro foi o jeito dele conseguir visitar os EUA.

3.1. Nem precisou de passaporte e o prazo de permanência é indeterminado.

4. As notas oficiais sobre a invasão americana à Venezuela são um primor de falsas veemências.

5. Os EUA penalizam a Venezuela e quem mais sofre é Cuba, que perde seu benfeitor latino-americano.

6. O recado de Trump é direto: “Quem não se comportar, nós vamos atrás”.

7. E a vice que assumiu no lugar do Maduro já arreglou com os EUA, bem de acordo com aquele ditado: “Manda quem pode, obedece quem precisa”.

8. O que apareceu de especialista em Venezuela e em política internacional desde o fim de semana!

9. Já o Xandão deve agradecer ao Trump por mais essa. O caso Master saiu das manchetes.

10. Mega da Virada: parece que tinha uma moça com este apelido na casa da Tia aquela...

11. Vem aí o BBB 26. Viva o Netflix.

11.1. .Como as escolas de samba e as novelas, o BBB também vai ter um núcleo hétero.

12. Contagem regressiva: faltam 5 dias para o início do Gauchão e 54 para o início do Brasileirão e 42 dias para o Carnaval.

13. O tempo voa. Já é 5 de janeiro, mas parece que a virada do ano foi na semana passada!

14. Aproxima-se célere mais uma temporada de mimos...Espero que promissora!

15. Merchan da casa 1: logo mais na TV Minuano, Canal 525, a volta de Histórias & Estórias do Mundo da Bola, hoje com os convidados Orestes Andrade Jr e Gerson Silva. Flávio Fiorin vai informar tudo sobre o Gauchão. No ar, às 10 h, com reapresentação das 10 da noite.

16. Merchan da casa 2: hoje também volta a coluna em Coletiva.net. “Disputa no Zodíaco” é o título. Reina grande expectativa.

 

Disputa no Zodíaco

 *Publicado nesta data em Coletiva.net.

Conheço um sujeito que para o bem e para o mal sempre tem a mesma justificativa:

- É que sou virginiano.

Nos grupos em que participam,  o pessoal dessa grei se exibe em forma conjunta:

- Nós, os virginianos!,  exclamam!

Autoindulgentes, se escudam na astrologia, que teria o signo de Virgem em alta conta.  

Segundo os entendidos, Virgem (23/08 – 22/09), em geral, busca a utopia da perfeição. Embora seja um signo prático e bem resolvido no mundo material, a personalidade dos virginianos não desiste de atingir ou de buscar a perfeição. No entanto, esse jeito de ser pode, muitas vezes, encobrir o medo de lidar com emoções mais profundas.

Descrito assim, parece um manual dos signos assinado por Zora Ionara, a mais famosa astróloga brasileira, que entretanto, se chamava Creusa Carosella. Mas isso é detalhe porque com a troca de nome foi muito bem sucedida no seu metier, A propósito, era leonina de 9 de agosto.

O que não está dito, nem descrito, é que os virginianos são muito exibidos e tendem a menosprezar os outros signos. E todo o argumento é válido nessa nefasta atitude. As mulheres, por exemplo, se orgulham de que o símbolo de Virgem é a única figura feminina do Zodíaco.

As vítimas mais visadas pelos virginianos são os capricornianos, por uma razão que, para mim, dispensa outras explicações: virginianos e capricornianos são muito semelhantes nos seus perfis de comportamento. Por isso,  como nas leis da Física, os iguais se repelem.

Representando os capricornianos, sinto-me obrigado a cotejar os dois signos e mostrar a grande superioridade intelectual e comportamental dos nascidos entre 22/12 e 19/01..  Até os eventuais defeitos dos capricornianos, como a tendência a serem excessivamente pragmáticos, pode ser encarada como uma virtude. O nome disso é comprometimento nas tarefas assumidas. Alegam que carecemos de romantismo, mas ninguém é mais leal que os capricornianos,  

Suspeito que os virginianos são os responsáveis por espalharem a fake news de que Jesus Cristo não nasceu em 25 de dezembro, só para que ele não seja celebrado como o mais importante dos capricornianos.  Imagina, ser da mesma estirpe do filho do Homem!

Vamos ter que conviver com esses sacrílegos, pois 2026 nos reserva desígnios semelhantes, aquelas platitudes de sempre, tipo que o ano é propício a grandes mudanças, mas é preciso ter cuidado com a saúde e as finanças.

Nem sei porque começo o ano tratando desse assunto trivial em espaço tão nobre. Mais de uma vez afirmei que, como bom capricorniano, não acredito em horóscopos, se bem que...