sexta-feira, 26 de junho de 2026

Viva as coletâneas

* Publicado nesta data em Coletiva.net

As coletâneas têm sido uma ótima plataforma de lançamento de novos e até então escondidos talentos literários. Participei de pelo menos duas delas de crônicas, a Os Dezmilolados, volumes um, três e quatro, iniciativa do Auber Lopes de Almeida, da Editora Farol 2, e de Crônicas Para Ler com cAlma, prefácio no  volume dois e agora participação no  cinco,  da Editora Escuna, do Paulo Prus e Larissa Martins. A Escuna edita também  a série Grenal Literário e já anuncia o Diário Animal, sobre a relação com os pets e a coletânea Contos de Todos os Encantos. Vale incluir na minha listagem as trilogias Viva Várzea e Entre um Gole e Outro, que colaborei também nas edições.

 Tenho incentivado conhecidos que escrevem com frequência, mas permaneciam inéditos em livros, a se apresentarem aos eventuais leitores. Alguns mais constrangidos relutam, temerosos de expor seus trabalhos. A eles digo sempre que publicar suas crônicas e contos é um exercício de coragem e ousadia. Autor envergonhado morre inédito. Mas tenho tido gratas surpresas com os que aceitam o desafio. Não vou nominá-los para não cometer omissões.

A grande oferta de oficinas de escrita criativa, que inclusive conta com um curso superior tecnológico na PUC, também têm sido responsável pelo aparecimento de bons escribas, que publicam seus trabalhos em coletânea, ao final, como conclusão das disciplinas e seguem na lida depois.

Diante dessa disseminação das ofertas e das publicações resultantes, acredito que os prêmios literários, tipo Açorianos de Literatura, da Prefeitura de Porto Alegre, deveriam abrir espaço para uma nova categoria, a das Coletâneas. Seria um incentivo e tanto para os autores emergentes. Alô, Sergius Gonzaga,  abraça essa para o Açorianos.

A propósito, neste sábado será lançado mais um volume da série Crônica para Ler com cAlma, reunindo textos de 13 autores de todos os estilos, a maioria jornalistas: Ari Teixeira, Carla Lucho, Cláudia Lemos, Cristiano Vieira, Eladir Rodrigues, Flávio Dutra, Gilberto Jasper, Gladis Berlato, Ivani Schutz, Lucas Gregório, Milton Gerson, Renata Ferreira e Themis Lopes. Será a partir das 5 e 30 da tarde no Chalé da Praça 15, Largo Glênio Peres, no Centro Histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário