Não estou me referindo a qualquer liderança politica
e sim a uma categoria nem sempre reconhecida: os motoristas profissionais. São
eles que sabem a direção certa, os melhores caminhos e, quando chamados a
participar das grandes decisões , respondem com integridade e até influenciam
no curso da história. Exemplos recentes não faltam. O caso mais notório é do ex-motorista de Fernando Collor, Eriberto
França, que denunciou pagamentos indevidos ao então presidente e isso foi decisivo no
processo que resultou no impeachment.
Só que a realidade, às vezes, é cruel, tanto assim que
Eriberto, conhecido como o “motorista que derrubou Collor”, amargou o
desemprego por um bom tempo, enquanto o ex-presidente voltou ao Senado e às
maracutaias, uma vez que tem sido citado com assiduidade como envolvido na Lava
Jato.
Não é motorista, mas mesmo assim merece o registro
pelas atitudes que tomou, o caseiro Francenildo Costa em meio ao escândalo do Mensalão. Ele
denunciou os contatos de Antonio Palocci, então ministro da Fazenda de Lula, com lobistas desejosos de “negociar” com o
governo , teve seu sigilo bancário quebrado,
o que acabou servindo para tornar insustentável a permanência do denunciado no
cargo.
Francenildo
também enfrentou o desemprego, mas, se serve de consolo, Palocci,
diferente de Collor, está preso, eis
que, corrupto reincidente, foi condenado na Lava Jato.
Agora denúncias de dois
motoristas complicam a posse como ministra do Trabalho da deputada Cristiane Brasil, que descumpriu a legislação
trabalhista na relação com os dois profissionais. A deputada violou uma regra
básica: os motoristas, que tudo ouvem e a tudo assistem, são cargos de
confiança por excelência e como tal devem ser tratados.
Eu poderia falar também do papel desempenhado por
ex-mulheres, ex-namoradas e ex-amantes no esclarecimento dos grandes escândalos
nacionais, mas não o farei justamente para não diminuir a participação dos
motoristas nesses casos. Eles são movidos certamente por espírito cívico,
enquanto elas...
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