quinta-feira, 9 de maio de 2013

Sobre sopas e caldos

Sempre questionadora e eterna aprendiz, a moça ao lado abandona o computador por um momento e pergunta de supetão:

- Vô, qual a diferença entre dar caldo e dar sopa?

Apanhado de surpresa pela indagação fiquei a matutar por alguns instantes e só me ocorreu um subterfúgio, para ganhar tempo:

- Queridinha, veja bem...

Não tenho vocação para Oráculo nem faço as vezes de velho monge a responder ao Gafanhoto como na série Kung Fu, mas logo me dou conta de que não posso me omitir diante da magnitude do questionamento.
- Veja bem, emendo novamente. Olha o teu caso: sem dúvida pertences a categoria das que dão um caldo, diria mais, é uma caldável premium.

Voces não imaginam a faceirice da moça com sua colocação no mais alto do pódium das caldáveis, mesmo assim sua natureza feminina se manifestou de novo e ela insistiu na indagação;
- E as que dão sopa, vô?

Eu estava claramente fugando de uma resposta mais conclusiva, mas diante da insistência fui obrigado a me posicionar.
- Veja bem, quem dá sopa é, digamos, uma periguete, para usar um termo da moda.

O tom da resposta mostrou todo o meu constrangimento para tratar do assunto, eu que elevo o gênero feminino quase à condição de divindade. Agora teria que reafirmar que existem mulheres que dão sopa, são fáceis de encarar e deglutir, se bem que devem ser quentes como toda a sopa que se preze. São mulheres para um momento.As que dão sopa chamam incomodação.
 Já as que dão caldo são mais encorpadas, aguçam nossa imaginação  e aqui o encorpado deve ser entendido como um valor e não como algo físico porque o que distingue mesmo a caldável é a sua condição de desejável, independente da idade e classe social.  São mulheres para se compartilhar uma grande história. As que dão caldo valem a incomodação!

- Mas não existem caldáveis que dão sopa? insiste a moça com suas inconveniências.

- Jamais, mocinha, jamais. Se der sopa, não dá caldo. Caldável é um estágio superior da condição feminina.

Aí achei que estava na hora de encerrar a conversa e me concentrar em concluir a lista das caldáveis porque das sopáveis não quero saber


Nenhum comentário:

Postar um comentário