sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

REFLEXÕES EM TEMPO DE SEXTOU

1.Reflexões promove o sensacional Concurso de nomes masculinos e femininos “criativos”. Mande sua contribuição.

1.1. Pesquisas de campo podem ser feitas junto às caixas dos supermercados. Prêmio: ser citado aqui.

2.Qual será a eleição mais renhida/acirrada no RS este ano: a governador, a senador ou à presidência do Grêmio?

3.Observo um forte movimento na mídia para criar um clima favorável ao governador Leite para aceitar a reeleição.

3.1.Se for reeleito, será a verdadeira Novas Façanhas, já que nenhum ex-governador conseguiu a reeleição.

4.Entrou numa Frias o secretário nacional de Cultura com uma injustificável e onerosa viagem a Nova Iorque.

5.Explica, explica, mas também não se justifica os R$ 367 milhões que o TJ vai gastar em pagamentos “atrasados” aos nossos magistrados.

6.O andar de cima não se cansa de passar vergonha na hora de meter a mão no dinheiro do contribuinte.

7.Miniconto: “não acredito nesta coisa de fidelidade...ainda mais com operadoras de telefonia e companhias áreas”. E sorveu mais um gole de espumante rose.

8.Ano que vem vou organizar o bloco "É com as Caldáveis que eu vou!"

9. Não conheço “ativista”  caldável.

10.Indiada de  veraneio: churras na beira mar em dia de vento nordestão.

11.Federação por federação, sou mais a Gaúcha de Futebol.

12. A que ponto chegamos: criminosos assaltam subeestação de energia. Pudera, com o preço da energia, os criminosos devem imaginar que uma substação é um tesouro.

13. Já eu levei um choque quando recebi a conta de luz.

14.Meu celular ficou desempregado...sem serviço.

15.Da Postagem Alheia: O que mais me impressiona nessas polêmicas de internet é que para saber o que houve e quem são preciso pesquisar. (by Andre Silva)

16.Da série Grandes Mistérios da Humanidade: Por que a cartela de comprimidos termina sempre no 30º dia?

17.Por um fim de semana etílico e gastronômico, mas com moderação, roguemos sem fervor.

 

 

Gostei dessa: Tu não é pescoço mas mexeu com a minha cabeça

 

 

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

REFLEXÕES LIGEIRAS PARA UMA QUINTA-FEIRA LUMINOSA

1.O Brasil levou 11 atletas aos Jogos de Inverno. Será que pensaram que era um torneio de futebol ou de futsal?

2.Na novela Um Lugar ao Sol, José de Abreu levou uns trancos que muita gente gostaria de dar na vida real.

3.Coleção de nomes estranhos, que fogem à modernidade, nos times do Gauchão:

Otávio, Lucas, David, Eduardo (Guarani), Gabriel, Diego, Thiago. Lucas (Grêmio),.Daniel, Heitor, Victor, Rodrigo (Inter), André, Marcelo, Diogo, Rafael (Caxias), Ricardo, Gabriel, Paulo, Guilherme (Juventude).

3.1.Que pais e mães sem imaginação!

3.2.Uma noticia ruim e outra pior para o Inter: é o lanterna do G4 do Gauchão e se continuar assim vai enfrentar o Grêmio na próxima fase.

3.3.As meninas do Grêmio mostraram ao time masculino como se supera o Flamengo.

3.4.Da série Sou do Tempo...em que rodízio de goleiros era entre Alberto e Arlindo, no Imortal dos anos 1960.

4.“As redes sociais deram voz a uma legião de imbecis” (Umberto Eco). Vale o mesmo para alguns dos chamados influencers.

5.Alerta ao tal Monark: fiofó de influencer bêbado não tem dono!

6.Da postagem alheia: Alguém sabe me informar se o STF lançará candidatura própria ou irá se coligar na próxima eleição? (adaptado de Paulo Motta)

6.1.Vai ver prefere optar pela Federação partidária, que aprovou ontem.

7.Recomeçou a temporada de libertação dos corruptos:

7.1.Edson Fachin coloca em liberdade condicional  Geddel Vieira Lima, o homem dos 51 milhões no apartamento.

7.2.Quinta Turma do STJ anulou condenação do ex-senador Gim Argello pela Lava Jato, por lavagem de dinheiro, corrupção passiva e obstrução da Justiça.

7.3.Consta que Gim comemorou com whisky com gello e Geddel fez caipirinha de lima.

8.Diálogo da mesa ao lado:

- Por que determinados políticos gostam mais de boxe do que de UFC?

- Porque no boxe tem mais assaltos...!

9.Bancas do Centro Histórico anunciam Jornais para Pets. Não sabia que os pets haviam aprendido a ler.

9.1.Daqui a pouco produzem o filme O Planeta dos Pets, com varias continuações.

10.Nunca soube de problemas com montanhas-ucranianas em parques de diversão. Já as russas...

11.As quintas-feiras fico com a impressão que a taxa de besteiras aqui sobe de forma preocupante.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

REFLEXÕES LIGEIRAS PARA UMA QUARTA-FEIRA

1.Brasileiros invictos em Pequim: nenhuma medalha até agora.

1.1.Desse jeito vamos para a Segundona dos Jogos de Inverno.

2.Aloprados à solta, à direita, à esquerda e onde menos se espera.

2.1.Um tal de Monark defende num podcast a criação de um partido nazista no Brasil, 2.2.Depois pediu desculpas alegando que estava bêbado.

2.3.Vereador do PT comanda uma turba em Curitiba e invade Igreja para protestar contra o racismo.

2.4.A Igreja, símbolo do antiracismo, fora construída por escravos para escravos em 1737.

2.5.Em Porto Alegre, homem agride companheira...em frente à Policia Federal.

2.6.Foi flagrado pelo próprio Superintendente Regional e detido por policiais federais.

3.Imbecilidade não tem ideologia, não escolhe hora, nem local.

4.Inter tentou contratar o atacante Barco...para investir no setor náutico, já que o futebol não está dando certo.

4.1.Mas Barco preferiu o River. Faz sentido.

5.Rápida pesquisa nas escalações dos times femininos revelou preciosidades nos nomes das jogadoras:

5,1. No  Audax,  Agustina, Carla Jéssica, Ingryd, Tcheury, Suellen

5.2.No Gremio, Iasmin, Tuani, Raissa.Tchula, Luany, Eudmila

5.3.No Inter,  Mayara, Thamirys, Djeni, Sohaila (médica)

5.4.No Corinthians, Jheniffer, Diany, Kemelly, Tainá Suellen.

5.5.As árbitras não ficam atrás: Fabrini, Charly, Thayslane, Stephanie.

5.6. É de fazer inveja às moças das caixas do Zaffari,

6.Da série Cidadão Posicionado: me recuso a comprar em loja que anuncia liquidação como "sale"...

7.Mulher de salto alto no supermercado é bonito, é bonito e é bonito!

8.Os ministros do STF legislam sobre tudo e todos. E compensação, o que recebem de desaforos!

9. Da série Lembranças de Quando Havia Carnaval: o melhor momento de algumas escolas de samba é o da dispersão.

10. Que chatice estas redes sociais. A gente nem consegue mais falar mal dos outros que logo tem contestação...

 

 

Diálogo da mesa ao lado:

- Por que determinados políticos gostam mais de boxe do que de UFC?

 

- Porque no boxe tem mais assaltos...!

Ano que vem vou organizar o bloco "É com as Caldáveis que eu vou!"

 

 

 

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Odiosa discriminação ou consolo ao Mário Marcos

 *Publicado em 07/02/2022 em coletiva.net

Manifesto aqui minha irrestrita solidariedade ao amigo Mário Marcos de Souza que foi  vilipendiado por outro amigo comum, o David Coimbra. Este, num surto de insensibilidade, publicou, em recente coluna, que foi perturbado noites e noites pelos roncos do Mário Marcos, durante a cobertura da Copa da Alemanha, quando dividiram o mesmo apartamento no hotel. Foi longe demais o festejado, mas inconveniente, cronista da última página de ZH, revelando intimidades do sono do companheiro de lida: “O Mário roncava tanto que eu não conseguia dormir. Era um ronco alto e grave, parecia um motor de trator. Às vezes ele dava uma parada e eu pensava: será que o Mário morreu?”, descreveu o traquinas David. Não, o Mário Marcos não havia morrido, tanto assim que já emprestou seu talento para a SporTV como comentarista e volta e meia dá seus pitacos nas redes sociais. Só não sei até que  ponto a intrigante coluna do David  abalou os alicerces emocionais deste luminar do nosso jornalismo.

O detalhe é que a coluna era sobre a Síndrome da Perna Inquieta e sobrou novamente para o coitado do Mário Marcos, que, segundo a versão indiscreta do David, tinha por hábito mexer as pernas sem parar, quando estava a editar matérias na ZH.

Se serve de consolo, valoroso Mário Marcos, também tenho sido vítima desse preconceito, odioso e odiento como todos os preconceitos, contra os roncadores. E, como no teu caso, exposto publica cruelmente pelo David, o que mais magoa é que as  contrariedade e rejeições  vem de  parte de gente muito próxima. Em viagem com familiares à Europa, minhas netas Maria Clara e Rafaela, as amadas netas maiores, as netas para as quais vou legar um bom quinhão de minha coleção de canecas, as netas as quais dedico os meus livros, as pequenas  ingratas se insurgiram numa estadia em Barcelona e exigiram que o seu querido e noturnamente  barulhento avô fosse exilado para um quarto isolado, perto da cozinha do apartamento alugado. Lá poderia roncar a vontade, alegaram. E assim foi feito, com o consentimento do restante do grupo familiar, bando de traíras. Pior foi aturar a cara faceira, de noite bem dormida, das duas peraltas nas manhãs seguintes.

Em outra ocasião, o amigo e parceiro de trabalho Pedro Macedo, com o qual dividi o quarto de hotel num evento  gravou minha roncadeira  noturna e depois apresentou a gravação em reunião de diretoria na instituição onde labutávamos. Foi constrangedor e, por isso, como no caso do Mário Marcos, recomendo que se escolha pessoas mais tolerantes como  companheiros de hospedagem.

Já tentei me tratar, freqüentando  duas noitadas em laboratórios do sono, que rivalizam em mal estar com as tomografias, com  o agravante que duram a noite toda e nem café da manhã te oferecem na saída. Dois CPAPs (aparelhos anti roncos) dormitam inertes   na minha cabeceira, porque usar aquela máscara toda a noite e todas as noites era um suplicio. Sem contar que em viagens significam mais um trambolho a ser carregado.

Sei de casos de separações de casais por causa dos roncos do companheiro de leito, e trato no masculino porque a maioria dos perturbadores é de homens. Consta que são crises conjugais tão sérias que rivalizam com as causadas pela infidelidade de um ou outro parceiro, Pelo visto, estamos diante de uma situação dramática, mas que não precisa chegar ao ponto de escorraçar e provocar a marginalização de quem ronca, especialmente pelos mais chegados.

Como todos os discriminados, nós, os roncadores, queremos reconhecimento, relevância e condescendência diante da nossa condição de quase rejeição social. Trata-se de uma questão identitária, atestada pela sonoridade peculiar do nosso sono.

É hora de roncarmos unidos contra a intolerância. Reparações, já. Tamo junto, Mário Marcos. e vai o meu estridente repúdio ao David.

 

A Rádio Gaúcha e eu

Tenho no currículo, com orgulho, duas passagens pela Rádio Gaúcha, esta jovem de  95 anos. A primeira, como produtor do Esportes ao Meio Dia, com o Roberto Brauner na apresentação e do Domingo Esporte Show, com a animação do  Celestino Valenzuela, lá por 1986. Depois, a convite do Ranzolin  deixei a reportagem geral da Zero Hora para assumir a gerência de esportes da Gaúcha, de 1988 a 95.  Foram sete anos de muitas entregas, gratificações e também estresses, claro que sim, porque lidava com três situações altamente competitivas: a cobertura esportiva propriamente dita; a concorrência entre os veículos,  que era forte então; e as disputas  entre os profissionais pelas as melhores posições nas escalas. Nada fora da curva, porém. Considero que cumpri com dedicação e responsabilidade todos os desafios nas duas passagens, eu que tenho o rádio como o meu veículo preferido.

Nos quase 10% de participação na bela história da Gaúcha, convivi com grandes profissionais, ampliei relações no mercado, aprendi muito com todos, cresci profissionalmente, fiz grandes amigos que mantenho até hoje e acredito que não criei nenhum desafeto. Participei de grandes empreitadas, como a Copa do Mundo de 94, a recriação da Maratona de Porto Alegre, as transmissões da  Formula 1  no auge da era Senna, o início do projeto Olímpico, a expansão da cobertura esportiva para todos os esportes e muito mais, Nesses 27 anos agora como ouvinte e, eventualmente, como fonte, é importante registrar que a Gaucha consolidou-se como líder da audiência, evoluiu tecnologicamente, renovou-se constantemente e tornou-se referência nacional em programação de jornalismo e esporte. O foco é a prestação de serviço, no seu sentido mais amplo, porque não pode perder de vista seu principal cliente: os ouvintes que fizeram da rádio a sua fonte da informação. A todos eles vai uma saudação muito especial deste amante do radio, na data que marca o 95º aniversário da pioneira emissora de Porto Alegre,

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

REFLEXÕES PARA COMEÇAR A SEMANA

1.Reclama do calor? Gosta de frio? Vai pra Ucrânia.

2.Olimpíada de Inverno com este calor?! Só pode ser fake news.

3.Lulistas e bolsonaristas passaram a detonar o ex-juiz Moro.

3.1.Será que é porque acham que ele pode ser uma ameaça na campanha eleitoral?

3.2.Esquecem uma das regras básicas do marketing eleitoral: não se chama a atenção para o potencial adversário.

4.No MDB, Sartori está se fazendo de salamito pra se candidatar. (by N.S.)

5.Sabem quem está interessado na troca de desaforos nas redes sociais entre Renan Calheiros e Deltan Dallagnol? Só os dois.

6.Constatação maledicente: essas gurias que apresentam os programas esportivos na TV vão ficar cheias de rugas de tanto forçar sorrisos no ar.

7.Constatação 2: surge uma nova fonte nas noticias de subcelebridades: o familiar dos BBBs.

7.1.Todos se achando o máximo.

8.Hoje em dia ninguém Gosta de nada. Todo mundo AMA alguma coisa!

9..Da série Já Gostei/Amei Mais: de banho de mar.

10;.Da série Gosto/Amo de Qualquer Modo: pratos com berinjela.

11..Impressão minha ou é vero que a GLOBOplay anuncia a estréia de uma novela...mexicana?

 

12. Da série Grandes Bobagens: bateria de escola de samba recarrega?

13.Quer reconhecer o chato? É o que fala sempre sobre o mesmo assunto.

14.Ditado da hora 1: “Mais isolada do que Dilma no PT”

15.Ditado da hora 2: Mais atribulado que o programa do Faustão na Band.

16.Derrota não faz discriminação de gênero no Inter, que perdeu no masculino e no feminino no fim de semana

17.Quando o D’ Ale passa a ser salvação no Inter é porque a coisa está feia.

18.Será que este reforço colorado está mais para Lizierro?

19.Da postagem alheia: “Tirando o Daniel o resto é o resto...” (by Giba Jasper)

20. O Gauchão Raiz tem cada nome de jogador! Laion (Frederiquense), Islan, Kesley, Higor, Welton (NH), Juba, Taiberson, Jhonatan (São Luiz), Chico Kim, Boza (Juventude), Mardley, Wesley (Aimoré), Thayllon, Kevin Quejada (São José), Janderson, Kawan (do Imortal líder), Lucas Hulk, Jarro (Guarani-Ba), Keiller, Kaique (do 4ª colocado).

20.1.Dá pra fazer uns dois times, com titulares e reservas, de nomes exóticos.

20.1.O que pensavam os pais desses rapazes quando batizaram eles?

21.Merchan do autor: logo mais em coletiva.net não deixe de ler “Odiosa discriminação ou consolo ao Mário Marcos”.

sábado, 5 de fevereiro de 2022

REFLEXÕES EDIÇÃO CONJUNTA DE FIM DE SEMANA

1.Belaruss é mais bela para os russos. Convenhamos, é um belo nome para um país. Melhor do que Cazaquistão ou Azerbaijão.

1.1.E tem ainda o Kosovo, que se presta a uma série de trocadilhos.

2.O  conflito Ucrania x Russia salvou o emprego da Bianca Rothier, que agora tem assunto para seus boletins e até pode exibir seu vistoso guarda-roupa de inverno.

2.1.É que ninguém se interessa mais pelo que a OMS tem a dizer e nada mais acontece na Suíça. (inspiradas em Carlos Dreyer)

3.Quem disse que a guerra fria havia acabado?

4.Ditado da hora: “Mais festeiro que o primeiro ministro britânico”.

4.1.Agora entendi porque o Boris Johnson está sempre com o cabelo desgrenhado...

5.Boris: com este nome devia apoiar os russos, mas já declarou que é ucraniano desde pequeno.

6.Preteou o olho da gateada com a decisão do general Mourão para concorrer ao Senado pelo RS.

7.O que significa mesmo a sigla do partido do general, PRTB?

8.Pelo jeito, a eleição ao Senado será mais concorrida do que para governador no RS.

9.À presidência, a candidatura do ex-juiz está demorondo a decolar.

Vou assistir à reprise de No tempo do Imperador para saber se o Brasil venceu a guerra 10.contra o Paraguai.

10.1.Por favor, sem spoiler aqui.

11.Milhões de votos por telefone no BBB. Sinceramente, pensava que tinha menos imbecis no Brasil.

12.Por que só “moral de cuecas” e não “moral de calcinhas”? Discriminação odiosa.

13.Brasil volta a ter mais de mil mortes por coronavirus em 24 horas.

13.1..Nada a comemorar, mas a tal ômicron não é menos letal?!

13.2..Eu só queria entender.  

14.O Piaui está em 2ª lugar entre os estados que mais vacinaram. O RS não figura nem entre os cinco primeiros.

14.1.É isso mesmo, produção? Avançar é preciso.

15.Sou do tempo em que o Carnaval era conhecido como Tríduo Momesco.

16.Só quem sabe o caminho diz “fui”, Portanto, fui.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

REFLEXÕES MODO SEXTOU

1.Cúmulo do cinismo: comunicador na volta das férias, declarando “que bom estar de volta”.

2.A cratera em São Paulo é uma metáfora adequada para a candidatura de Dória: foi pro buraco.

2.1.Idem as inundações: candidatura fazendo água.

3.Alexandre de Moraes tem que parar de intimar os bolsonaristas para depor na PF.

4.Agora até o destrambelhado do Weintraub pretende defecar e andar para ordem do ministro, que está perdendo totalmente a moraes.

5. O ex-ministro Marco Aurélio Mello, inaugurando a fase Não Esqueçam de Mim, deitou falação e sobrou para seu ex-companheiro Alexandre de Moraes.

5.1.Como sofrem os vaidosos longe dos holofotes!

6.Com este calorão todo até as chamadas na TV das Olimpíadas de Inverno são refrescantes.

7.Heinze e Onix desafiam a lei Física, segundo a qual dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço.

7.1.A solução pode ser a Lei da Fusão.

7.2. Mas pode virar ConFusão.

8.O conflito entre Ucrânia e Rússia virou uma guerra de pronunciamentos. Por enquanto...

9.Miniconto tipo Sextou:" Depois do terceiro copo, ela estava entregue..."

10.Juro que vi este comercial de (mal)afamada casa noturna: "Mulheres liberadas até meia noite!"

11. Por um fim de semana palatável, roguemos sem fervor.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

REFLEXÕES QUESTIONADORAS E PROVOCATIVAS

1.Cresce entre os ucranianos a vontade de mandar os russos a putin que p...

2.Este conflito entre russos e ucranianos parece aquela briga na saída do colégio: “Me segura que vou dar nele”

3.Das grandes dúvidas do século: “Tem BBB na Rússia? E na Ucrania?”

3.1.Mas aí seria BBR e BBU, né?

3.2.Sabe qual a importância disso? Nenhuma.

4.Ontem foi 2/2/2022. Sabe o que isso significa? Mais um dia que se foi.

5.Sou do tempo em que a Rússia era União Soviética.

6.Pelo jeito, Bolsonaro já sabe que a Rússia não é mais comunista, tanto assim que vai visitar o Putin, seu mais novo amigo de infância.

6.1.Só que na América Latina o Putin apóia ostensivamente o Maduro, da Venezuela, inimigo do bolsonarismo. Vá entender essa geopolítica.

7.Não convidem para a mesma cerimônia o presidente Bolsonaro e o ministro Alexandre de Moraes.

8.Provocação aos Vermelhos: na fita dos gols de Yuri Alberto enviada ao Zenit não havia nenhum em Grenal.

9.Será que o futebol brasileiro está tão mal assim que justifique o crescente número de fãs ardorosos daquele empurra-empurra do tal futebol americano?

10.Bônus de até 9 mil para juízes e desembargadores no RS. Vai ficar por isso mesmo?

10.1.Trabalho acumulado para justificar o bônus? É só diminuir os dois meses de férias e os recessos que a fila de processos anda.

11.E os ganhos astronômicos na PGR? Alguma providência?

12.Não há Justiça nisso!

13.O andar de cima não se cansa de dar mau exemplo.

14.Mais e mais recordes de casos de coronavirus. Nada comemorar.

15.Aliás, está faltando uma explicação consistente para os números controversos da atual fase da pandemia.

15.1.A nova cepa é considerada menos letal, só que as mortes diárias subiram para quase mil no país. A média móvel de mortes é a maior dos últimos meses.

15.2.E mais: o numero de internados por coronavirus em janeiro que tomaram até o reforço é  quase igual aos que não se vacinaram ou tomaram apenas uma dose: 27% x 28%.

15.3.O maior percentual dos internados (45%) tomaram até duas doses. Vacinados, portanto.

15.4.Será que só eu acho estranhas essas estatísticas?

15.5.“Estes especialistas” da TV devem ter boas explicações para os questionamentos.

16.Não me acusem de anti isso, anti aquilo. Eu só queria entender.

17. Constatação: as principais lideranças do MDB são do litoral: Alceu Moreira, de Osório; Gabriel Souza, de Tramandaí e Pedro Simon, de Rainha do Mar.

18. Por uma quinta-feira menos tórrida, roguemos sem fervor.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

REFLEXÕES PARA VÉSPERA DE FERIADO

1.Com a venda de Yuri Alberto o Inter virou o novo rico do futebol brasileiro.

1.1..Não custa lembrar o verso de Paulinho da Viola: “Dinheiro na mão é vendaval...”

2.Sou do tempo em que eram os comunistas tupiniquins acusados de receber o “ouro de Moscou”.

3.O Ouro de Moscou, na verdade, referia-se às reservas de ouro do Banco da Espanha entregues pelo governo republicano à União Soviética durante a Guerra Civil espanhola.

3.1.A grana, equivalente hoje á 8,2 milhões de euros nunca retornou à Espanha, porque seria o pagamento pela ajuda soviética aos republicanos na guerra civil.

3.2.“Reflexões” é cultura histórica e erudição.

Chique são aquelas selfies com uma taça de vinho ou espumante em primeiro plano.

4.Aqui tudo vira Grenal A disputa agora é para saber quem vende mais e melhor seus jogadores.

4.1.Parece que a disputa sobre quem contrata pior o Imortal dá de goleada.

5.Chique são aquelas selfies com uma taça de vinho ou espumante em primeiro plano.

6.Ditado da hora: “Mais empacada que a terceira via às eleições presidenciais”.

7.Prevaricação é não cumprir os deveres do cargo ou abusar do poder. Bah, e eu que pensava que só significava sacanagem = infidelidade conjugal.

7.1Na real, prevaricação sempre significa sacanagem, no serviço público ou na alcova.

8.O “este especialista” Halal voltou a sua participação sazonal no JN. O senador fala fina  Randolfe também.

8.1. Agora só falta a reaparição do Nhonho,

9.O RS saiu do ranking dos cinco estados que mais vacinaram. O que houve?

10.Aposentado raiz detesta feriado porque não tem filas para freqüentar.

11.Ouvido na mesa ao lado: “Pensei que fossem tatuagens, mas eram varizes...”

12.Aviso aos navegantes: as Reflexões também fazem feriado amanhã