*Publicado em Coletiva.net em 20/01/2025
Quem sabe o governo federal e o STF aproveitam esse auê todo para enquadrar as redes sociais e controlar as fake news e dão um jeito de acabar com os golpes pela internet? Se conseguirem diminuir a incidência já ajuda e evita que muita gente seja vítima dos golpistas. Afinal, as mensagens com propostas fraudulentas não deixam de ser fake news, uma inverdade, um logro.
Porém, não se observa nenhum movimento pra valer das autoridades no enfrentamento a esses golpistas e aqui nada a ver com o pessoal do 8/1, a cargo do xerife Alexandre de Moraes. Trata-se do problema que atormenta todos os brasileiros diariamente, causando prejuízos à pessoas físicas e jurídicas.
É incompreensível que, com os recursos tecnológicos disponíveis atualmente, não seja possível identificar e combater os golpes na origem. Na maioria dos casos, são utilizadas ferramentas e plataformas da comunicação, que são rastreáveis, sem contar que grande número de tentativas partem do confinamento dos presídios.
Dessa forma, as fraudes e golpes continuarão contribuindo para a indústria que mais cresce no Brasil, como já manifestei num desabafo na coluna de 18/11/2024 (https://coletiva.net/colunas/a-industria-que-mais-cresce,447986.jhtml). É que está cada vez mais difícil reconhecer nas mensagens recebidas o que é falso ou verdadeiro. Os contraventores são muito criativos e insistentes e, até por isso, têm ganhos de escala. Diariamente recebo pelo menos cinco ofertas e propostas que são puro logro, ou avisos sobre mercadorias que não comprei, agora retidas no Correios e para as quais devo pagar uma taxa. E, ainda, contas que serão bloqueadas em bancos onde não tenho cadastro, ou pagamentos atrasados para operadoras de celular e serviços de streaming e a recorrente ameaça sobre a CNH que será retida.
Pois, estava eu a esboçar este protesto quando o Jornal Nacional da Rede Globo exibiu na semana passada uma matéria do competente repórter da sucursal de Londres, Rodrigo Carvalho, apresentando vovó Daisy, que nada mais é do que um personagem criado pela Inteligência Artificial para fazer frente a quem aplica golpes por telefone. Sim, no Reino Unido também tem golpe por telefone.
A encenação funciona, tanto assim que um golpista não se conteve e mandou um fuck you pra a senhorinha, depois de ser enrolado por ela por mais de 40 minutos. Até agora, vovó Daisy já interceptou mais de mil tentativas de falcatruas, o que, convenhamos, é quase nada diante da escala alcançada pelos contraventores, ao menos se pensarmos em termos de Brasil.
Mas só o gostinho de aplicar um golpe nos golpistas já dá aquela satisfação e um sentimento da justa desforra. Alô autoridades brasileiras: queremos vovós Daisy atuando por aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário