terça-feira, 31 de dezembro de 2013

O Sistema

Pouca gente se dá conta mas quem manda mesmo no universo é algo que conhecemos por O Sistema.  Para o bem e para o mal, de forma direta ou indireta, O Sistema rege nossas vidas.

Difícil estabelecer quando esse fenômeno começou, mas suspeito que a gênese esteja  associada à Revolução Industrial que deu vida às máquinas, evoluiu para a Informática e gerou o  que viríamos a conhecer como O Sistema.  Tem gente que confunde O Sistema com outro processo  que chamaríamos exatamente de O Processo.  Só que O Sistema é mais robusto, mais abrangente e mais impositivo que  O Processo,  um mero procedimento coadjuvante, ou um dos modos de comandar o mundo que o chefão utiliza.

Todo o dia nos deparamos com O Sistema, nos espreitando e se fazendo presente quando menos esperamos ou quando mais precisamos dele.

- Desculpe, senhor, mas O Sistema está com problemas.

Quantas vezes você já ouviu essa desculpa.  Mas não é nada disso.  O Sistema jamais apresentará problemas, ele apenas esta se fazendo e mostrando quem é que manda.

Também não acredite quando a moça informar que “O Sistema está fora do ar”.  Na verdade, O Sistema deixou todo o mundo na mão apenas para se valorizar  e voltar mais prestigiado do que nunca, iluminando o rosto das atendentes, que anunciam:  “Pessoal, O Sistema voltou, O Sistema voltou”. Outras mentiras comuns são do tipo “Não trabalhamos com este sistema”  ou “Nosso sistema é outro” – O Sistema é único e não tem este ou aquele,  mas O.  Certos estão aqueles que já esclarecem: “Tudo vai depender dO Sistema”. 

Quer acarinhar O Sistema? Use expressões do tipo “Não sei o que está havendo com O Sistema hoje, ele está tão instável”.  É que O Sistema adora que as pessoas pensem que ele é imprevisível, quando na real é apenas manhoso.  E  muito vaidoso.  Vale também apelar para um pouco de coitadismo diante das pressões:  “Assim não há Sistema que aguente”.

O Sistema é, enfim, a materialização do Grande Irmão (Big Brother)  anunciado por George Orwell em  1984.  Presente em tudo, interferindo em tudo, mandando e desmandando no cotidiano das instituições e das pessoas.  E antes que me perguntem, nada a ver com aquela pouca vergonha do BBB da Globo.  O Sistema não é reality show, mas vida real.



Nenhum comentário:

Postar um comentário